About the Press

A Imprensa foi introduzida em Coimbra em 1530, um pouco tardiamente uma vez que já desde os finais do século XV que várias universidades da Europa procuravam possuir tipografias ou tipógrafos para que nelas trabalhassem. A Universidade de Coimbra procurou apetrechar-se com os meios tipográficos indispensáveis ao serviço e à difusão da cultura, após a sua instalação definitiva na cidade, em 1537, por decisão de D. João III.

 

 

Política Editorial

Para cumprir os objetivos que se encontram estabelecidos no "Regulamento" da Imprensa da Universidade de Coimbra, serão observados os seguintes princípios gerais de política editorial:

1. A atividade da IUC desenvolver-se-á nos domínios cultural, artístico, científico e pedagógico-didático;

2. É objetivo da IUC editar obras que representem mais valia de carácter didático e/ou científico e se insiram nos objetivos editoriais da Imprensa;

3. Será dada prioridade às obras de índole pedagógico-didática, nomeadamente aos manuais para o ensino universitário;

4. As publicações serão organizadas em séries de âmbito alargado e com designação adequada (v.g., Ensino, Investigação, Documentos), e em coleções (v.g. "O Estado da Arte");

5. As séries e coleções terão elementos distintivos;

6. As obras a editar chegarão à IUC através da solicitação pública para apresentação de trabalhos ou por convite a autores para a escrita de textos sobre temática julgada relevante tendo em consideração os objetivos editoriais da Imprensa. A área da tradução de obras fundamentais (de referência ou didáticas) ainda não publicadas ou necessitadas de revisão será também fomentada;

7. As edições serão, em princípio, em língua portuguesa, seguindo o acordo ortográfico de 1990. As línguas estrangeiras serão usadas em função do autor e do espaço de distribuição passível de ser atingido;

8. A avaliação do mérito absoluto e relativo das obras a publicar será feita por personalidades (duas, pelo menos, para cada obra) de reconhecida competência na área da obra em causa. As personalidades poderão ser oriundas da Universidade de Coimbra ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras;

9. As edições da IUC são publicadas em acesso aberto estão sujeitas, em princípio, ao estabelecimento de preço de capa. A produção deverá ser rentabilizada e ter em consideração as condições do mercado livreiro específico. Serão procuradas as melhores formas de distribuição e comercialização (contratos, parcerias e/ou distribuição direta);

10. A IUC poderá estabelecer protocolos com outras editoras comerciais ou universitárias, com o objetivo de melhorar a implantação nos mercados-alvo;

11. A IUC elaborará um catálogo das publicações disponíveis para comercialização;

12. A UC possui uma Loja em que são expostas, para venda ao público, algumas das publicações da IUC.